O Japão é um país verdadeiramente diferente do Brasil. Porém, quando se supera o primeiro impacto gerado pelo choque cultura, o país pode se surpreender pela facilidade de se viajar e pela qualidade do transporte público. Extremamente organizado e cheio de aventuras à espera, o Japão é um destino obrigatório para qualquer viajante assíduo. Além disso, os japoneses são pessoas extremamente educadas, o que facilita bastante alguns pontos da viagem.
Confira algumas dicas sobre o país!
JR PASS
O sistema de transporte por trens funciona muito bem no Japão e pode te levar a quase qualquer lugar que você deseje ir. Assim, considere comprar o JR Pass, uma espécie de bilhete que te dá acesso ilimitado aos três, ônibus, ferries e metrôs de toda a linha JR, que é a maior do país. O JR Pass também poderá te dar acesso a alguns voos.
O bilhete é de uso exclusivo para turistas estrangeiros e possui validade de 7, 14 ou 21 dias. Ele deve ser adquirido fora do território japonês.
Aproveite a culinária
Se desprenda dos clichês de sushi e sashimi e se permita experimentar refeições mais variadas. Entretanto, coisas como comer arroz no café da manhã pertence à cultura do país e, caso você opte por uma refeição típica, o arroz estará incluso. Alguns pratos recomentados são o tajoyaki, o ramen, o shabu-shabu e o nikuman.
Viver de forma coletiva
Os japoneses vivem de maneira bem coletiva. Se respeitam e se preocupam uns com os outros. Não é atoa que o país é organizado, possui segurança e as ruas estão sempre limpas. Assim, esteja preparado para agir da mesma maneira.
Não espere inglês fluente
Grande parte dos japonese entende pouco inglês e também não tem muita afinidade com a pronúncia das palavras da língua. Os que entendem um pouco melhor, ainda assim, não conseguem falar com facilidade. Porém, você acabará se acostumando com a pronúncia deles depois de algum tempo.