A cidade de Manaus, a capital do Amazonas, deveria ser um destino visitado por todos os brasileiros. Essa viagem pode ser considerada algo que enriquece do ponto de vista cultural e também bastante interessante. Além disso, por vezes, a cidade pode te dar a impressão de que você sequer está no Brasil.
Por isso, prepare-se para viver experiências únicas na cidade, bem como para experimentar sabores que você sequer pensou que pudessem existir. Claro, você também estará no meio da maior reserva natural de todo o planeta.
Uma dúvida recorrente entre as pessoas que já estão pensando em viajar para a capital do Amazonas é a época do ano em que a viagem será realizada. Nesse sentido, muitos mochileiros têm dúvidas se seria mais vantagem ir na época das secas ou das cheias dos rios. Porém, as duas épocas apresentam vantagens.
Como a região norte do Brasil apresenta um clima bastante úmido e quente, além de chuvas durante todo o ano, as temperaturas médias variam entre 27 e 40 graus. Assim, as estações são marcadas com relação ao estado dos rios: a época seca se estende dos meses de julho a novembro e a época das cheias se estende de dezembro a maio.
A principal vantagem de visitar Manaus na época das secas é aproveitas as praias fluviais, que se formam bem no meio dos rios. Além disso, será possível ver botos e jacarés durante esse período, além de não precisar se preocupar com os mosquitos característicos da região, visto que eles praticamente não aparecem em épocas de cheia.
Entretanto, a estação de cheia permitirá que você navegue por diversas áreas do rio, possibilitando que você se aproxime mais de florestas e Igapós. O lado negativo da época das cheias é a chuva, que será constante. Porém, isso não anula o fato de que você ainda poderá ter a sorte de topar com alguns dias ensolarados.